Translate

29 dezembro 2009

QUANTO VALE UMA PAIXÃO???

Não adianta perguntar para um torcedor o valor do seu clube. É provável que a resposta seja "não tem preço". Mas paixão e glórias também se medem por cifras. Um estudo da Crowe Horwath RCS, divulgado pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, aponta o potencial de mercado das principais marcas do futebol brasileiro. Ainda que longe das assustadoras cifras dos europeus, três brasileiros se apresentam como grandes potências.


Líderes em popularidade, Flamengo, Corinthians e São Paulo são os mais valiosos do Brasil. Cada um vale mais de meio bilhão de reais, segundo a pesquisa. Os números são significativos para o mercado interno - Flamengo e Corinthians valem, por exemplo, mais do que o somatório de Atlético-MG, Botafogo, Fluminense, Vasco e Santos. Mas, em comparação com o cenário internacional, o futebol brasileiro ainda deixa a desejar. O Manchester United, clube com a marca mais valiosa do mundo, é cotado a R$ 3.204 bilhões.

O levantamento levou em consideração os 12 clubes de maior torcida e o número de títulos de cada um deles entre 1971 (início do Campeonato Brasileiro) e 2009. Os avaliados são os quatro grandes de São Paulo, os quatro do Rio, dois de Minas Gerais e os dois do Rio Grande do Sul.

De acordo com o estudo, a evolução nas receitas dos clubes entre 2003 e 2008 foi de 115%. As que apresentaram maior crescimento foram a exploração do marketing e a venda de ingressos. Para chegar aos números finais, foram usadas informações como os dados financeiros, perfil e hábito dos torcedores, marketing e mercado nacional e local. O resultado é baseado em marketing, estádio, sócios e mídia.

Para o futuro, essa arrecadação pode ser ainda maior. Hoje, as marcas dos doze principais clubes valem R$ 1,9 bilhão. Daqui a quatro anos, após a Copa de 2014, o número pode chegar a R$ 3,4 bilhões.

Já de olho no Mundial, o São Paulo espera manter, com seu estádio, a força que o projeta hoje como o terceiro da lista. O Tricolor se aproxima dos líderes graças a uma evolução de 234% em bilheteria e 93% em marketing.


Fonte: www.globoesporte.com

Um comentário:

Jefferson freire disse...

que oFlamengo é o clube mais valioso não é segredo. Agora essa proximidade com o corinthians é graças a invenção da mídia. O corinthians não tem metade da força q a imprensa paulista diz ter. Pra se ter ideia eles aumentaram em 60% a venda de produtos neste ano graças ao ronaldo. venderam 800 mil produtos, isso com camisa, bonecos, bonés, etc. O Flamengo vendeu 1 milhão de camisa antes do hexa, havia vendido mais de 400 mil camisas antes da chegada do Adriano e vendeu mais de 1 milhão de reais em 4 dias na semana do hexa, apenas na loja da gávea. Não dá pra comparar o Flamengo com qq outra equipe brasileira. O corinthians é a grande farsa da imprensa paulista que cria mitos para tentar comparar um clube paulista ao insuperável Flamengo!

SRN

Powered By Blogger